A melhor do Brasil. É esse o posto ocupado agora pela aluna Magda Nathia, do curso de Jornalismo da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). A conquista ocorreu durante a 41ª edição do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, o Intercom, entre os dias 2 e 8 deste mês, na Universidade da Região de Joinville, a Univille, em Santa Catarina. Magda disputou na categoria Expocom, que premia os melhores trabalhos de graduandos e alcançou o primeiro lugar com a reportagem "Desaparecidos: histórias sem fim", que produziu para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), em 2017, orientado pelo professor-mestre Hércules Moreira.
Para chegar ao Nacional, a aluna disputou em junho deste ano o Expocom da região Sudeste, realizado em Belo Horizonte. Conquistou o primeiro lugar e, com isso, a reportagem já levava a conquista de ser a melhor da região. No Nacional, disputou com alunos da região Sul, Centro-Oeste, Norte e Nordeste. "Ganhar o Nacional foi muito importante para mim, realmente, eu não esperava. Fui mais confiante do que para o Sudeste. Para mim, que acabei de formar, ter ganhado o Nacional é ótimo para o começo de uma carreira. A premiação veio para agregar o meu currículo. Foi muito especial estar lá, a minha família estava aqui esperando o resultado, ficou acompanhando à distância", contou Magda.
A reportagem foi desenvolvida individualmente e a aluna garante que as aulas de telejornalismo durante a graduação a ajudaram em todas as etapas. "Eu me senti preparada e tive o apoio do professor Hércules. Ele me deu todos os direcionamentos e desenvolvi sozinha porque o grupo que tinha formado no início do trabalho acabou se desmanchando. Na época, não encontrei ninguém com quem me identificava. Tive a autorização para fazer sozinha, muitas pessoas me ajudaram", ressaltou.
Para o professor-orientador Hércules Moreira, responsável pelas disciplinas "Linguagem Televisiva" e "Telejornalismo", na UMC, a conquista da Magda, ao vencer grandes e conceituadas universidades federais e particulares, mostrou o trabalho que é desenvolvido nos cursos de Comunicação Social da universidade. "O trabalho premiado da nossa aluna tem como base a união de teoria e prática, que realizamos em aula, aliado, ainda, à vivência prática da profissão com o UMC Repórter em conjunto com as visitas técnicas que realizamos. Tudo contribuiu. Mas o engajamento e competência da aluna, sem dúvidas, foi o que mais prevaleceu para que ela vencesse a premiação", finaliza o educador.