A saúde do coração sempre começa pela boca. Cerca de 300 mil pessoas por ano sofrem de problemas cardíacos, o que corresponde a uma morte a cada dois minutos. A Associação Americana do Coração afirma que quando alguém adota hábitos saudáveis, o risco de ter esse tipo de doença cai para um porcentual de 80%. Devido ao índice de mortalidade, foi instituído o Dia Mundial do Coração, celebrado hoje, para conscientizar as pessoas sobre os cuidados que devem ter com os órgãos mais importantes do corpo.
"Quando uma pessoa pula refeições, come alimentos ricos em gorduras, consome comidas industrializadas em excesso e pratica outros fatores agravantes à saúde, o organismo começa a apresentar dificuldades que podem levar a problemas como infarto, insuficiência cardíaca, hipertensão ou arritmia", explicou a mestre em Nutrição pela Universidade de São Paulo (USP), Claudia Sanibal.
Um dos vilões do coração é o conhecido "colesterol ruim", responsável por desencadear o "entupimento" dos vasos sanguíneos, levando ao infarto agudo do miocárdio. Claudia explica que "isso ocorre devido ao consumo de alimentos com alto nível de gordura saturada, como bacon, mortadela, presunto, linguiça e carne vermelha". Para manter uma conduta alimentar equilibrada e reduzir as chances de sofrer com problema no coração é recomendado ingerir fibras, frutas, legumes e vegetais.