O mês de setembro é voltado para diversas ações sociais. Uma delas ficou conhecida como Setembro Verde, em comemoração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado hoje. Durante o período, o objetivo das ações é aumentar a conscientização sobre a inclusão social, dando visibilidade à causa.
Com atividades internas e externas voltadas ao Setembro Verde, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Mogi das Cruzes, é um exemplo de apoio e solidariedade, incluindo não só os alunos, mas também os familiares durante as atividades. Hoje, os alunos farão uma atividade no Parque da Cidade, acompanhados pela professora e de um profissional da área de Psicologia, em comemoração à data.
Entretanto, durante todo o mês, os alunos puderam participar de diversas atividades como da Conferência Livre da Criança e do Adolescente, de uma caminhada ao redor da escola, visita aos parques da Cidade e Centenário e uma apresentação da banda da Apae na Escola Estadual Aprígio de Oliveira. Além disso, os alunos da educação infantil, junto com os familiares, foram assistir ao "Espetáculo Brinquedos Unique", da Cia Churumelas, no Theatro Vasques, visitaram um núcleo rural e receberam uma palestra sobre cuidados com a higiene bucal. "É importante divulgar o Setembro Verde para que tenha mais visibilidade, diminuir o preconceito, as diferenças. Esse é o foco principal da campanha", contou o presidente da Apae de Mogi, João Montes.
Outra ação que deve acontecer junto aos alunos da Apae é uma parceria com os times do Palmeiras e do Corinthians. "Temos um projeto aprovado com as equipes, e um grupo de alunos vai ir assistir a um jogo do Palmeiras e outro do Corinthians. Eles vão enviar ônibus para levar e trazer de volta", adiantou Montes.