Um dos ensinos de Jesus nos manda ser simples como as pombas e prudentes como a serpente. Qual o significado desse ensino na prática? Você consegue entender como aplicar isso que Jesus ensinou? "Sede, portanto, prudentes como as serpentes e símplices como as pombas", Mateus 10:16, mais especificamente aos seus doze discípulos (os doze apóstolos), quando os orientou a respeito da missão que eles teriam pela frente: "A estes doze enviou Jesus, dando-lhes as seguintes instruções", Mateus 10:5. Saber disso é importante para compreendermos o significado e aplicação dessa ordem de Jesus.
Segundo o presbítero André Sanchez, a orientação completa de Jesus é esta: "Eis que eu vos envio como ovelhas para o meio de lobos; sede, portanto, prudentes como as serpentes e símplices como as pombas", Mateus 10:16. Observe que Jesus começa falando de uma realidade difícil, quando aponta que eles eram ovelhas no meio de lobos. Isso significa que Jesus já prepara Seus discípulos, afirmando que a missão deles seria perigosa. Mas isso não é para colocar medo neles, pois as ovelhas são guardadas pelo pastor. Isso é para que houvesse atenção da parte deles.
Sanchez lembra que essa atenção que Jesus estava buscando da parte deles fica clara quando ele termina a orientação dizendo para eles serem, primeiro, prudentes como as serpentes. A palavra prudente aponta para "inteligência, esperteza, sabedoria, cautela". Assim como a serpente tem todas essas características que trazem a ela mais segurança para escapar de seus predadores, os discípulos também deveriam buscar essa característica enquanto estavam em missão.
Jesus segue dizendo para eles serem "símplices como as pombas". A palavra símplice aponta para algo "sem maldade, puro, livre de malícia". O que Jesus tem em foco aqui é que Seus discípulos não percam a sua essência de santidade, a essência de Deus em suas vidas. "Eles enfrentariam perigos grandiosos, como ovelhas no meio de lobos, mas não deveriam lançar mão de atitudes pecaminosas para enfrentar essas dificuldades. Deveriam manter-se com a pureza de Deus em suas vidas", ressalta o presbítero.
Por que Jesus faz uma conexão da pureza da pomba com a esperteza da serpente? Se considerarmos a esperteza sozinha não teríamos na vida dos discípulos um andar correto diante de Deus. Ou seja, eles aplicariam qualquer meio (até pecaminoso) para escapar dos perigos, mas não era isso que Deus desejava deles. Quando Jesus acrescenta a pureza da pomba como algo a ser buscado, está colocando aos Seus discípulos que a retidão deveria ser combinada com a prudência para que a obra fosse feita corretamente. Retidão e prudência são a base para escapar de perigos desnecessários, mas de forma digna. Sanchez destaca que eles não poderiam ser também somente puros como a pomba, pois, como ela, seriam prezas fáceis diante dos predadores. Deveriam combinar essas duas boas características para o sucesso da obra e proteção deles mesmos diante de perigos desnecessários.