A fase pré-operacional da concessão das linhas 11–Coral e 12–Safira, que atendem cidades do Alto Tietê, e da Linha 13–Jade, atualmente operadas pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), seguirá até julho de 2026. De acordo com a companhia, a concessionária Trivia Trens, do Grupo Comporte Participações, vencedor do leilão para operação das linhas está sendo capacitada para assumir o sistema. Após o término da fase atual, terá início a operação assistida, até julho de 2027, quando a concessionária assumirá a operação comercial com apoio da CPTM, antes da operação plena a partir de julho de 2027.
A efetivação do contrato de concessão patrocinada do Lote Alto Tietê para as linhas ocorreu no último dia 21 de julho, dois meses após oficialização da assinatura e publicação no Diário Oficial, conforme informado pela Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp). O contrato estabelece uma parceria público-privada com vigência de 25 anos, com validade até 2050, e investimentos estimados em R$ 14,3 bilhões. Ele contempla as linhas 11, 12 e 13 da CPTM, além do Serviço Expresso Aeroporto, que liga a capital paulista ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, segundo matéria da Agência SP.
O pacote inclui a construção de dez novas estações, a reforma de outras 24, a reconstrução completa de quatro estações, a ampliação de mais de 20 quilômetros de trilhos e ainda a redução dos intervalos. A Linha 11 será estendida até César de Souza, em Mogi das Cruzes; a Linha 12–Safira, até Suzano, e a Linha 13, incluirá os bairros de Gabriela Mistral, na zona leste da capital, e Bonsucesso, em Guarulhos. A Artesp não informou se as obras previstas na concessão já tiveram início ou em qual etapa se encontram.
Obras
Questionada sobre as obras que tem provocado mudanças operacionais nas linhas 11 e 12 aos finais de semana, a CPTM afirmou que os trabalhos não têm relação com a concessão e "são necessários para manutenção para o bom andamento da circulação de trens".