A abertura do túnel II da passagem subterrânea da antiga Sacadura Cabral, no centro de Mogi das Cruzes, foi bastante elogiada por motoristas que trafegaram pelo local ontem, primeiro dia útil após a estrutura ter sido inaugurada.
De acordo com o taxista Arnaldo Garcia, de 29 anos, as melhorias no trânsito puderam ser sentidas já nos primeiros momentos após a passagem de veículos ter sido liberada, no sábado. "A estrutura apresentada ficou dentro da expectativa. Acredito que a obra veio para beneficiar. Sem dúvida não ter que esperar o trem passar para podermos atravessa foi um dos grandes ganhos. Antes tínhamos que ficar até 15 minutos parados, o que gerava um incomoda bastante grande", disse.
Para ele essa vantagem deve ser refletida também no aumento da clientela. "A expectativa é que a gente tenha uma elevação na quantidade de corridas. Com a obra, o pessoal que trabalha na região do Mogilar, por exemplo, evitava pegar taxi por conta dessa volta que tínhamos que dar, pois isso encarecia a corrida. Agora isso deve mudar", avaliou.
O mesmo otimismo foi apresentado pelo também taxista Darci Ramos, de 64 anos. "Antes da obra perdíamos muito tempo esperando na cancela. Depois que a construção foi iniciada o problema era os engarrafamentos. Os clientes reclamavam muito. Com a liberação do tráfego a expectativa é que tudo isso seja solucionado", comentou.
Já a auxiliar de serviços gerais, Silvia Correa, de 34 anos, destacou estar mais aliviada após ver o trabalho concluído. "Ultimamente ouvimos um monte de criticas sobre o túnel, que custou muito caro e que não serviria para muita coisa. Vendo ele funcionando, a impressão que tenho é que dará resultados sim. Somente quando o outro ficar pronto é que teremos certeza", ressaltou.
O aposentado João Soares Filho, de 66 anos, por sua vez, não demonstrou a mesma satisfação. "A preocupação é se caso algum carro vier a quebrar lá dentro, porque o túnel é muito estreito. Esperava que fosse algo como o 'buraco do padre', mais espaçoso", frisou ele se referindo à passagem subterrânea Oswaldo Crespo de Abreu, no Mogilar.
Obra
O túnel inaugurado tem 298 metros, sendo 40 deles escavados embaixo da linha de trem. São 4,5 metros de pista dentro do túnel, com saída em duas pistas, com 7,5 metros no total. A velocidade máxima permitida em seu interior é de 40 km/h. Um radar já está instalado no local.
Além da passagem de pedestres e bicicletas, também não é autorizado o tráfego de ônibus e caminhões. De acordo com a Secretaria Municipal de Transportes, toda a sinalização necessária já foi implantada. "O que teremos é a implantação, nas calçadas do túnel, de equipamentos de retenção, semelhantes aos existentes no metrô e que só abrem no sentido de quem está deixando o túnel, uma vez que, conforme determina a sinalização, não é permitida a circulação de pedestres no interior da passagem subterrânea e a calçada existente é uma rota de fuga para qualquer eventualidade que ocorra no interior do túnel".