Os agricultores de Ferraz de Vasoncelos poderão participar de um chamamento público para oferecer alimentos para a merenda escolar do município. Pela primeira vez, a iniciativa será realizada. A equipe técnica da Secretaria de Agricultura, Verde e Meio Ambiente explicou, durante reunião na Escola Municipal de Educação Fundamental (Emef) José Sebastião, no Cambiri, como isso vai acontecer. A reunião com os chacareiros ocorreu no final da tarde de anteontem.
O tema tratado foi a Aquisição de Produtos da Agricultura Familiar para o Programa Nacional de Alimentação Escola (PNAE Lei nº 11.947/09). De acordo com a legislação federal, no mínimo 30% dos itens devem ser adquiridos dos agricultores locais para incentivar a produção local.
A presidente da Comissão de Avaliação da Agricultura Famíliar, a advogada Sonia Cristina Ricardo Correia, esteve presente esclarecendo as dúvidas, já que o tema é novo. Todos os agricultores interessados em fornecer os alimentos precisam estar cadastrados e obter o documento Declaração de Aptidão (DAP).
A secretária de Agricultura, Verde e Meio Ambiente, Vanessa de Paula Campos explicou que nunca este procedimento foi feito na cidade e novas reuniões deverão ocorrer nos próximos dias envolvendo o grupo.
"No chamamento público podem participar até os produtores de fora, mas a menos que os da cidade não se interessam. A prioridade é dos produtores locais".
Em agosto deste ano, o prefeito em exercício José Izidro Neto (PMDB) nomeou a comissão formada pelos representantes: Maísa Odashima Fukai; Kaio César Almeida Mendonça Gimenes, Conceição Aparecida Pires de Carvalho Silva e Valesca Nunes de Aquino Cavalcante para iniciar os procedimentos para a implantação deste programa, que envolve ainda a Secretaria Municipal de Educação já que a merenda escolar é uma das atribuições da pasta.