O comércio do Alto Tietê deve funcionar em horário diferenciado neste final de semana. Uma grande parcela de lojas de brinquedos, roupas e acessórios infantis, além de eletrônicos de Mogi das Cruzes, Suzano e Itaquaquecetuba solicitou do Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) de Mogi das Cruzes e Região do Alto Tietê autorização para ampliar o horário de atendimento neste sábado e domingo. O motivo são as vendas para o Dia das Crianças, comemorado no próximo dia 12.
A expectativa da maioria dos lojistas é pelas vendas de última hora, inclusive por conta de o pagamento dos salários e aposentadorias.
Silvia Cury, dona de uma loja de brinquedos, fantasias e artigos educativos para crianças e adolescentes no centro de Mogi das Cruzes, já registra demanda de clientes desde o início da semana e, acredita que o movimento tende a crescer nos próximos dias. "Temos recebido muitos pedidos e encomendas para todas as idades. Muitos pais decidiram vir no decorrer da semana porque próximo da data o movimento cresce e o risco de não encontrar o presente desejado é grande. Contudo, já reforçamos os estoques e estamos preparados", garante Silvia informando que entre os itens mais procurados estão patrulha canina e heróis aos pequenos, princesas e frozen para as meninas de diversas idades e cards aos maiores.
Vanessa, gerente de uma loja de roupas na Paulo Frontin, também afirma que o Dia das Crianças é uma das principais datas do ano para o comércio. "É quando os pais mais nos procuram, inclusive para antecipar as roupas de fim de ano", afirma.
Projeção
Pesquisa realizada pelo Sincomércio de Mogi das Cruzes e Região do Alto Tietê (Sindicato do Comércio Varejista) aponta uma perspectiva de aumento entre 10% e 15% nas vendas de produtos infantis, para o Dia das Crianças.
A projeção, que é comparada ao mesmo período do ano passado, tem como base entrevista realizada junto a estabelecimentos comerciais especializados em brinquedos e roupas infantis.
"Aumento nas vendas, nesta época do ano é natural, neste segmento infantil, que é uma data pontual para o comércio, especialmente ao comércio de roupas, brinquedos e até de eletrônicos. Contudo, vale o comerciante valorizar a sua empresa, usando da criatividade para atrair o consumidor e atingir a meta que ele estabeleceu", afirma o vice-presidente do Sincomércio, Valterli Martinez. No sábado, a expectativa é de que as lojas abram da 9 até às 19 horas. No domingo, deve ficar aberto pela manhã, até 13 horas. Neste último caso, são poucas lojas que devem realizar atendimento, além das grandes redes.