O início da vacinação contra a gripe H1N1 para gestantes, idosos acima de 60 anos e crianças com idade entre seis meses e menores de cinco anos, movimentou ontem as Unidades Básicas de Saúde (UBS's) de Mogi das Cruzes.
A confirmação da primeira morte no município em decorrência da doença, ocorrida na semana passada, deixou a população mais em alerta. Com isso, muitos mogianos inclusos no grupo prioritário, procuraram a imunização logo no primeiro dia de campanha.
Na UBS de Brás Cubas, por exemplo, até às 16 horas, pelo menos 700 doses da vacina já haviam sido aplicadas, segundo as enfermeiras responsáveis. Ainda assim, cerca de 50 pessoas aguardavam para serem vacinadas.
Entre as pacientes que esperavam pela imunização estava a aposentada Queiko Nishida, de 65 anos. "Achei muito importante terem antecipado a vacinação. Eu tomo todos os anos. Mas dessa vez o cuidado é ainda maior por causa da H1N1", comentou.
Já esperando uma grande demanda de público, uma tenda foi montada no estacionamento da UBS do Jardim Universo para facilitar o acesso à vacinação sem impactar no atendimento dos demais pacientes. "O movimento tem sido bastante intenso. Não trabalho nessa unidade, mas pelo que me disseram a procura já está sendo bem maior do que no ano passado. Acredito que esse fluxo intenso vai permanecer até amanhã, mas tende a diminuir com o passar dos dias", avaliou a técnica de enfermagem Vanilde Alves Gil.
Entre os imunizados no local estão os dois filhos da técnica de enfermagem Andrea Andrade, que ficou satisfeita com a antecipação da vacina. "Eu estava bastante preocupada, principalmente pelas crianças. Um dos meus filhos tem problemas respiratórios. Ambos já vão para a escola e então acabam tendo contato com outras crianças, então havia um medo ainda maior de contaminação", contou.
A nova vacina irá proteger contra o H1N1 e outros tipos do vírus (H3N2 e B/Brisbane). No dia 18 de abril, ela será estendida para pessoas com doenças crônicas, puérperas e indígenas. A imunização é realizada em 34 postos de vacinação entre UBSs e Unidade de Saúde da Família.
Apesar da antecipação, Mogi manterá o Dia D da "Campanha de Vacinação Contra a Gripe A" no dia 30 de abril, quando todas as unidades de saúde estarão abertas, das 8 às 17 horas, para facilitar o acesso das pessoas que eventualmente não tenham sido imunizadas até então.