As obras do piscinão de Poá já começam a movimentar caminhões que transportam terra, porém, o número de veículos de grande porte trafegando pela cidade ainda é pequeno. O serviço deve aumentar gradativamente, conforme o avanço das obras, segundo informou a Secretaria Municipal de Obras. A prefeitura chegou a anunciar que serão 40 veículos pesados transitando pela cidade, sendo que cada um deles fará dez viagens por dia.
Ontem, no canteiro de obras da Vila Romana era possível notar a presença de um trator fazendo a retirada de terra, mas não havia outros veículos pesados no entorno. De acordo com o secretário de Obras, Paulo Silas Dornelas, os caminhões ainda estão transitando em uma média baixa, no entanto, conforme os serviços de escavação do reservatório avançarem, será necessário mais viagens. 
Na semana passada, a prefeitura divulgou o trajeto que será feito pelos caminhões de terra na cidade. E segundo o secretário municipal de Transportes, Greg Iassia, os veículos passarão pelas avenidas Prefeito Jorge Francisco Correia Allen, Lucas Nogueira Garcez, Fernando Rossi, Brasil e Getúlio Vargas, além das ruas José Lourenço Marques e Leonor Bolsoni Marques e da rodovia Henrique Eroles (SP-66).
A previsão é que o reservatório (piscinão) seja concluído em dezembro deste ano. Na última quarta-feira, o prefeito Marcos Borges (PPS) esteve no canteiro de obras e disse que os serviços seguem dentro do cronograma e que, atualmente, está em fase de escavação, juntamente com a colocação dos tirantes, que é a sustentação das paredes em volta do piscinão. Inclusive, a prefeitura lembrou que os trabalhos estão sendo executados até às 22 horas.
Capacidade
O reservatório terá capacidade para 200 milhões de metros cúbicos de água, com 14 metros de profundidade. O local ainda receberá a implantação de uma galeria de mais de 1 quilômetro, com 3,5 metros de largura, por 2 metros de altura, com início no córrego Itaim, nas proximidades do piscinão. A previsão de início dessa outra etapa também é para este ano. Todos estes serviços anunciados devem ser realizados com recursos municipais.