A terceira e última etapa da antecipação da Campanha de Vacinação contra a Gripe na Grande São Paulo começa amanhã com a imunização de puérperas (mulheres que tiveram filhos recentemente), pessoas com comorbidades (doenças crônicas elencadas pelo Ministério da Saúde) e indígenas.
Nas duas últimas semanas foi realizada a vacinação de profissionais que trabalham em hospitais e Pronto Atendimentos públicos e privados, crianças com idades entre 6 meses e menores de 5 anos, pessoas com 60 anos ou mais e gestantes. 
Em Mogi das Cruzes, foram vacinadas 41.583 pessoas até a quinta-feira. Deste total, foram imunizadas 11.058 crianças, 1.884 gestantes, 5.743 trabalhadores de saúde e 22.898 idosos. 
Juntos, estes grupos somam cerca de 75 mil pessoas em Mogi das Cruzes e a meta da Secretaria Municipal de Saúde é imunizar 80%, ou seja, 60 mil pessoas. 
A nova vacina protege contra o H1N1 e outros tipos do vírus (H3N2 e B/Brisbane). Neste ano, de janeiro a março, o Estado registrou 299 internações por problemas respiratórios e 66 pessoas foram diagnosticadas com H1N1 em São Paulo, com oito mortes. No ano passado, foram 12 casos, sem mortes. Em Mogi das Cruzes, até o momento, foram notificados 48 casos suspeitos, dos quais três casos foram confirmados, incluindo um óbito. 
Mogi manterá o "Dia D" da Campanha de Vacinação contra a Gripe no dia 30 de abril, quando todas as unidades de saúde estarão abertas, das 8 às 17 horas, para facilitar o acesso das pessoas que, eventualmente, não tenham sido imunizadas até então. Neste dia, equipes volantes farão também a imunização de pacientes que estejam acamados.