A utilização de cones para "guardar" vagas em algumas ruas do município foi criticada pelos vereadores durante a sessão de ontem, na Câmara Municipal. De acordo com os parlamentares, moradores e comerciantes também têm pintado faixas amarelas ao longo das calçadas para evitar que veículos estacionem. A Vila Oliveira é um dos bairros em que os casos foram registrados. Os vereadores solicitaram fiscalização mais intensa para coibir a prática. 
O presidente do Legislativo, o vereador Mauro Araújo (PMDB), afirmou que a prática vem se tornando comum em alguns pontos do município. "Comerciantes estão pintando faixas amarelas nas calçadas, para evitar que os motoristas estacionem, e estão guardando vagas com cones. Recebi diversas reclamações no meu gabinete sobre o assunto", destacou.
Segundo Araújo, os problemas de sinalização também podem ser encontrados na avenida Jardelina de Almeida Lopes e na área da praça Assumpção Ramirez Eroles, a praça do Habib's. "Os moradores estão aumentando as faixas amarelas e as pessoas não conseguem estacionar. Existe o descontrole na cidade, onde as pessoas cuidam de seu problema e deixam o coletivo de lado. Estamos pensando em Mogi de 2040, mas não resolvemos a de 2016", ressaltou.  
O vereador Protássio Ribeiro Nogueira (PSD) informou que a prática se tornou frequente em pontos da Vila Oliveira. "Uma pessoa chegou a ser multada, porque estacionou em uma área que foi pintada pelos moradores. Trouxe a multa e mostrei para o secretário de Transportes (Nobuo Aoki Xiol). O pessoal de um condomínio chegou a pintar cerca de 10 metros de linha amarela desde a entrada do portão. Outro problema são as pessoas que estacionam sobre a calçada".
O vereador Antonio Lino da Silva (PSD) contou que, em um trecho da rua Doutor Corrêa, um comerciante utilizou uma cadeira para "segurar" a vaga.