No Dia Mundial Saúde, comemorado hoje, a receita para ser saudável se resume à uma palavra: prevenção. A recomendação é tão importante que o famoso exame "check-up", que avalia a condições das principais funções e órgão do corpo, antes solicitado aos 40 anos, hoje já é pedido pela maioria dos médicos cinco anos antes.
De acordo com o cardiologista Thiago de Andrade, a prevenção é a melhor alternativa terapêutica que o paciente tem a seu a favor. "A atenção primária tem por objetivo facilitar o tratamento com medidas alternativas, como combate ao sedentarismo, mudança alimentar e avaliação clínica preventiva. Hoje o check-up é realizado a partir dos 35 anos, para melhor avaliar o paciente assintomático (que não apresenta sintoma)", explicou.
O profissional informou ainda que os pacientes sintomáticos, ou seja, que apresentam dores ou sinais de uma possível doença, devem procurar atendimento o mais rápido possível e o auxílio médico para diagnósticos precoces, evitando assim as complicações das patologias.
"Falando com maior detalhe sobre a cardiologia, devemos estar atentos a sinais de alerta, como a famosa dor no peito em aperto, a palpitação, o formigamento pelo corpo, suor frio e sensação de desmaio. Esses são os sintomas típicos, porém, existem as formas atípicas que podem se manifestar, como dor no estômago, nas costas e na cabeça, enjoo e fraqueza nas pernas", detalhou o médico. Segundo ele, procurar um cardiologista nesse momento é de vital importância para a "conclusão diagnóstica e introdução terapêutica precoce", evitando problemas como infarto, trombose e acidente vascular cerebral.
Homem X Mulher
Apesar de todas as informações e apelos existentes para o cuidado com a saúde, as mulheres ainda são as mais preocupadas sobre suas condições física e emocional. De acordo com Andrade, a proporção de pacientes que fazem os exames preventivos é de três mulheres para um homem. "Hoje em dia vemos uma procura maior das mulheres pela prevenção. Por isso, a expectativa de vida delas é, em média, sete anos maior que a do homem", detalhou.
O cardiologista encerrou relembrando que é preciso ter consciência com a saúde e que envelhecer bem é o desejo de todos. "Ter bons hábitos e iniciar a prevenção cardiovascular o mais precoce possível será a melhor forma de atingir tais metas".