A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) deve conceder dentro das próximas semanas a última licença ambiental para que os serviços de desassoreamento do rio Tietê possam ser iniciados na região. A informação foi divulgada na manhã de anteontem pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB), durante o lançamento da Rota da Luz, em Mogi das Cruzes. "Nós já estamos fazendo o chamado lote cinco, que vem de Salesópolis até Biritiba Mirim.
Está sendo feito a dregagem desse trabalho, até para evitar enchentes em Biritiba. Já o lote quatro, nós só estamos aguardando a licença da Cetesb", reforçou o governador. O lote quatro, mencionado pelo tucano, compreende cerca de 44,2 quilômetros de extensão do Tietê, no trecho entre o córrego Três Pontes, no limite entre São Paulo com Itaquaquecetuba, e o córrego Ipiranga, em Mogi das Cruzes.
Nesta etapa, está prevista a remoção de aproximadamente 440 mil metros cúbicos de sedimentos, tais como areia, argila, materiais não inertes, além de lixo depositados no fundo do canal.
Os serviços, que serão executados pela DP Barros Pavimentação e Construção, deverão ser concluídos em 18 meses após a assinatura do contrato e correspondem a um investimento de R$ 37,3 milhões. (S.L.)