A Guarda Civil Municipal (GCM) de Ferraz de Vasconcelos já aplicou, de janeiro até agora, 20 multas por descumprimento à Lei do Silêncio. O caso mais recente ocorreu no Jardim Rosana.
Após diversas denúncias de que um indivíduo estava com o som de seu veículo ligado, com volume alto e músicas causando perturbação do sossego e do bem-estar do público, a GCM foi até o local onde foi constatada a denúncia. O veículo foi apreendido e o proprietário multado em 50 Unidades Fiscais do Município (UFMs), o equivalente a R$ 3,9 mil. Toda a ação contou ainda com o apoio da Força Tática da Polícia Militar. O caso ocorreu no último domingo.
O subcomandante da GCM, Washington Rodrigues de Souza, afirmou que estas ocorrências são bastante comuns principalmente às sextas-feiras, sábados e domingo. Denúncias sobre a Lei do Silêncio e a perturbação do sossego público podem ser feitas diretamente à Guarda pelo número 153.
Ao receber uma queixa sobre o descumprimento da lei, a GCM vai até o local, tenta dar uma orientação e mede o nível do som, que não pode passar de 80 decibéis, principalmente após as 22 horas. O proprietário do veículo ou da casa é advertido e se o problema continuar é que a multa é lavrada.
"Sempre utilizamos o bom senso. Quando recebemos uma denúncia orientamos primeiro antes de aplicar qualquer multa. Se o problema persistir e formos chamados novamente, a pessoa poderá ser multada", afirmou.
No caso do veículo que estiver com som alto, o carro poderá ser até apreendido pela GCM como ocorreu recentemente no Jardim Rosana.