Paulistana, Jeruza Lisboa Pacheco Reis, veio para Poá aos nove anos de idade. Vereadora em exercício desde o dia 16 de dezembro de 2009, é um dos grandes destaques da política do Estado de São Paulo. Ela é a primeira mulher a ter mandato na Câmara de Poá.
Na história do Parlamento poaense, Jeruza figura, ainda, como a quarta mulher a ocupar uma cadeira no Poder Legislativo da cidade. Eleita suplente do PTB nas eleições municipais de outubro de 2008, foi empossada em substituição ao vereador Wellington Lopes da Silva (PTB), que faleceu vítima de embolia pulmonar. Sendo reeleita na corrida eleitoral de 2012. Aclamada como a terceira maior liderança no Poder Legislativo em todo o Estado de São Paulo, também foi premiada como a parlamentar mais atuante no Alto Tietê. Pela atuação em Poá, recebeu a Medalha Tiradentes - Mérito Eleitoral com o qual foi condecorada, em 2013, com o Colar de Ouro. Em 2014, Jeruza obteve expressiva votação, angariando quase 14 mil votos, como candidata à deputada estadual, sagrando-se a mulher mais votada do Alto Tietê. 
Defensora de políticas públicas que garantam os direitos dos cidadãos, sobretudo, saúde, segurança e educação, tem como principais bandeiras a defesa pelos direitos da mulher, da criança e do adolescente e, da família. Neste ano, ingressou no Democratas a convite do deputado estadual Estevam Galvão e passou a integrar as fileiras do partido como forte liderança em Poá.
Mulher, cristã, esposa e mãe de quatro filhos, Jeruza ainda equilibra a dose diária de dona de casa e profissional, além da dedicação ao voluntariado e à política. Casada há 24 anos com Eduardo Batista Reis, ela ainda tem o sonho de que as mulheres possam quebrar os tabus do preconceito velado e consigam conquistar espaços, tanto na política quanto na iniciativa privada.