A Prefeitura de Ferraz apresentou à Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) a proposta de firmar um termo de cessão com o Estado para transferir a responsabilidade do Conjunto Habitacional Fazenda Itajuíbe, na região do Jardim Margarida, ao município. Hoje, a responsabilidade pela área onde moram aproximadamente 500 famílias é do governo estadual.
A proposta foi feita ontem pelo prefeito em exercício José Izidro Neto (PMDB) ao presidente da CDHU, Marcos Rodrigues Penido.
Na discussão, Izidro questionou e apresentou uma possibilidade para resolver a situação de invasão na Fazenda Itajuíbe. O prefeito propôs um termo de cessão para que o Estado transfira a responsabilidade de zelar pelo local para Ferraz.
"Como a área da Fazenda Itajuíbe não pertence a nós e sim ao Estado, infelizmente, não podemos tomar providências em relação às famílias que invadiram o local, mas não permitiremos que essa situação se estenda mais", explica Izidro.
O objetivo inicial da prefeitura é intensificar a segurança no local com a Guarda Civil Municipal (GCM). A área é alvo de invasão, mas essa ação só será possível após análise do termo de cessão.
"Com a ação da GCM, conseguiríamos controlar as invasões na Fazenda Itajuíbe e garantir também a segurança de quem mora próximo ao local, evitando que aconteçam conflitos. Além disso, poderemos fiscalizar a área e fazer um trabalho efetivo", disse a secretária de Habitação de Ferraz, Maria Aparecida Izidro Lameirinha.