A falta de água na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental (EMEIF) Vereador Waldemar Calil, no Sesc, deixou os alunos dois dias sem aula. A interrupção no abastecimento impossibilitou a preparação da merenda e a realização de limpeza no prédio.
Segundo a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), problema ocorreu por causa de um vazamento na rede de distribuição. O reparo já foi realizado e as crianças puderam voltar à escola.
As mães de alunos da unidade procuraram o Dat para denunciar a situação, já que até os sanitários ficaram sem condições de uso. "Os professores estavam indo até o supermercado que fica em frente à escola, porque os banheiros estavam muito sujos e sem condições de limpeza", contou Tamiris Santos Prazeres, de 22 anos. "Não tinha nem merenda ontem (anteontem). Deram lanche para as crianças".
A dona de casa Lizangela Cristina Gomes, 27, desistiu de deixar os filhos na escola anteontem. "Normalizaram as aulas na quarta, mas ainda não tinha água. Não havia condições de eu deixar as crianças na escola, porque estava suja e não tinha merenda. Então as levei embora".
A vendedora Vivian Oliveira, 33, levou a filha ontem para a unidade de ensino porque foi informada que as aulas estavam normalizadas, mas lembrou o transtorno que das crianças no início da semana. "Os banheiros estavam imundos. Os professores chegaram a comprar galões de água. Na quarta-feira teve aula, mas não havia condições", avaliou. "Até a louça da merenda ainda estava na pia para ser lavada".
O pedreiro Márcio Rosa Farias, 33, foi buscar quatro sobrinhos na unidade e disse que não é a primeira vez que as escola tem problemas com o corte no abastecimento. "De vez em quando falta água mesmo. Não é a primeira vez", contou.
A Prefeitura de Suzano informou que o problema da falta de abastecimento ocorreu em toda a rua Katsutoshi Naito e que uma manutenção na rede de água estava sendo realizada no local. A administração forneceu caminhão pipa para a unidade escolar.
A Sabesp informou que o problema foi localizado e consertado anteontem. A companhia ainda afirmou que a Secretaria de Educação entrou em contato com a concessionária por volta das 15 horas da quarta-feira para comunicar a situação.