Os prejuízos que os comerciantes do centro de Mogi tiveram pela longa queda de energia na segunda-feira passada não poderão ser reparados, mas a EDP Bandeirante, responsável pelo fornecimento de energia no município, deu seu parecer sobre o inconveniente. Segundo a empresa, a queda de energia que durou quase nove horas, em vários pontos comerciais próximos à avenida Voluntário Fernando Pinheiro Franco, se deu devido à uma falha em um equipamento da rede elétrica que atende 47 clientes.
De acordo com a concessionária, a demora para solucionar o problema aconteceu pela dificuldade de acesso do caminhão da equipe técnica ao local do reparo. Por questões de segurança foi necessário aguardar a saída de veículos estacionados na via. A EDP informou ainda que 100% do fornecimento foi normalizado às 19 horas de segunda-feira passada.
Com isso, alguns estabelecimentos, como imobiliária, doceria e sorveteria, assim como escolas particulares e de idiomas, farmácia de manipulação, clínicas médicas, empresas de seguro, entre outras, tiveram grandes transtornos, sendo que alguns comércios até fecharam as portas durante o horário de expediente. Segundo os comerciantes, o reparo na situação, que teria sido feito somente à noite, ocasionou prejuízos.
Segundo Dennis Reis, proprietário de uma imobiliária localizada na rua Presidente Campos Sales, onde a interrupção de energia foi total, isso vem acontecendo com frequência. " Há cerca de nove anos convivemos com esse problema", ressalta. "Já liguei várias vezes para a EDP vir até o local e verificar qual é o problema na região, porém até agora, aparentemente nada foi feito para evitar a queda constante de energia", explica Reis.
Além da imobiliária, outros pontos comerciais também tiveram prejuízos durante a falta de energia, que aconteceu por volta das 10 horas. "Tivemos o nobreak, ou Sistema de Proteção e Alimentação de Energia Elétrica (UPS) queimado, além disso, não pudemos atender telefonemas importantes", concluiu Reis.
* Texto sob supervisão do editor