Preocupado com o aumento da incidência do vírus H1N1, o deputado estadual Luiz Carlos Gondim (SDD), encaminhou nesta semana um documento à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), solicitando que sejam adotadas medidas preventivas para minimizar os contatos físicos em ritos de celebração das missas, evitando assim a proliferação do vírus e a consequente contaminação dos fiéis, pelo menos enquanto perdurar o surto da gripe.
O parlamentar explica que já havia tratado do assunto com o próprio bispo diocesano de Mogi das Cruzes, dom Pedro Luiz Stringhini, que está seguindo as recomendações nas igrejas no Alto Tietê, mas decidiu ampliar a campanha com a orientação à própria CBNN para reforçar a medida de prevenção em todo o País.
"Nós temos que ter a responsabilidade de evitar situações e circunstâncias que facilitem a proliferação e o contágio do vírus da gripe H1N1, inclusive nas celebrações religiosas e missas. Essa é uma forma de garantir a saúde dos fiéis, que precisam ficar atentos e reforçar a segurança para não contrair o vírus", comentou Gondim.