Os prefeitos de Arujá, Abel Larini (PR), e de Guarulhos, Sebastião Almeida (PT), se reuniram anteontem com o superintendente do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), Ricardo Borsari, e solicitaram o desassoreamento do rio Baquirivu .
O encontro foi agendado após pedido do governador Geraldo Alckmin (PSDB), que ouviu a solicitação dos prefeitos na última quarta-feira, durante evento em Guarulhos. 
Participaram ainda o presidente da Câmara de Arujá, vereador Renato Caroba (PT), o secretário municipal de Planejamento, Flavio de Senço, e o deputado estadual Alencar Santana (PT).
De acordo com Borsari, o DAEE já possui uma estimativa do volume a ser retirado do leito do Baquirivu e aguarda a liberação dos recursos necessários pela Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado.
O prefeito arujaense explicou a Borsari que diversas famílias que residem na divisa entre Arujá e Guarulhos acabam prejudicadas em épocas de chuvas fortes, quando ocorre o encontro do Baquirivu - que já é canalizado no trecho de Arujá - com o Córrego dos Cavalos, em Guarulhos, onde o volume de água aumenta e não encontra escoamento.
"O desassoreamento vai tirar toda a sujeira e a terra que estão no trecho de Guarulhos do Baquirivu, ajudando a resolver o problema do escoamento da água da chuva e de várias famílias", afirmou o prefeito na oportunidade.