Em quatro dias a Secretaria Municipal de Educação recebeu 3 mil inscrições para vagas em creches municipais e subvencionadas. De acordo com a secretária municipal de Educação, Maria Aparecida Cervan, o número foi acima do esperado. A informação foi divulgada durante a entrega do 57° Centro de Educação Infantil Municipal (CEIM), que homenageou o investigador da Polícia Civil José Maria Batalha. O prefeito Marco Bertaiolli (PSD) informou que a procura por vagas na rede municipal cresceu muito neste ano em decorrência da crise econômica e qualidade do serviço.
As inscrições para vagas ocorreram entre os dias 28 e 31 de março. Antes, existiam mil alunos aguardando. Eles serão atendidos pelas unidades que serão inauguradas até dezembro. O novo cadastro, que recebeu 3 mil inscrições, faz parte do planejamento da Secretaria para 2017 e será atendido com o surgimento de vagas no início do ano letivo.
Para Bertaiolli, a crise econômica está fazendo com que muitos pais tirem os filhos da rede particular e matriculem as crianças nas escolas e creches do município. O prefeito acrescentou que a qualidade do ensino também chama atenção. Atualmente, a rede municipal conta com 45 mil alunos, sendo que 23 mil estudam em tempo integral. As 57 creches inauguradas até o momento somam 8.527 vagas.
A creche José Maria Batalha atenderá 110 alunos com idade entre 4 meses e 3 anos. O prédio custou pouco mais de R$ 1,3 milhões e foi construído com recursos próprios. Bertaiolli ressaltou que além de atender crianças, as creches municipais têm gerado centenas de empregos. "Até o fim do ano vamos completar o desafio de entregar 66 creches. A qualidade da educação tem provocado uma nova demanda por vagas. Isto é natural, pois quanto melhor o serviço público, maior a procura", destacou.
A secretária afirmou que a creche é fundamental para o desenvolvimento das crianças. Ela ressaltou que é nas unidades que os mogianinhos tem contato com outros alunos e desenvolvem o gosto pela leitura. "Muitas pessoas falavam que a creche era só para cuidar das crianças, mas não é apenas isto. Claro que existe o cuidado, mas tem a parte educativa, que é desenvolvida por meio de brincadeiras e leitura. Este trabalho ajuda as crianças, quando passam para o ensino fundamental", avaliou.  
Homenagem
O delegado-seccional Marcos Batalha, filho do homenageado, representou a família durante a inauguração da creche. Ele ficou emocionado durante o evento e afirmou que o pai era um "herói". "Esta é a maior homenagem que já recebemos. É importante ser em uma creche, onde as crianças que estão começando a vida crescerão conhecendo a biografia do meu pai", ressaltou.
O vereador Benedito Taubaté Guimarães (PMDB) foi o autor da propositura que indicou o nome do investigador de polícia para receber a homenagem.