O Diário do Alto Tietê (Dat) completa amanhã dez anos de fundação e circulação nas dez cidades da região. Ao longo da última década, foram várias as participações no cotidiano da população, feitos no meio jornalístico e conquistas no campo da publicidade e da realização de eventos.
Mais do que o surgimento de um periódico impresso na segunda metade da década de 2000, a criação do Dat foi um marco na história da Imprensa regional. Na época, grande parte das cidades daqui não contava com um jornal diário de longo alcance e abrangência em todo o Alto Tietê e que já tivesse peso, conferido pela chancela do Mogi News, então com 30 anos de existência e já tradicional em Mogi das Cruzes.
Em pouco tempo, o Dat se tornou referência para o público leitor em um terreno onde pouco havia concorrência na produção de conteúdo e noticiário regionalizado. A presença de um novo veículo de informação, sem dúvida, fez com que houvesse competitividade pela notícia bem dada, pelo furo jornalístico e pelo oferecimento de um produto de qualidade que pudesse atrair as pessoas.
A proposta era ser mais combativo e não apenas um mero retransmissor do que interessava ao Poder Público. A maneira de se encarar fatos, eventos e informações era outra e impeliu os demais a agirem assim também justamente por causa da necessidade de se concorrer com um noticiário que cativasse os leitores. E isso, além de chamar a atenção do público, conquistou o respeito das autoridades.
Começo
No início, o Dat circulava nas dez cidades da região de terça-feira a sábado. Contava com uma equipe reduzida, com editor, chefe de reportagem, dois repórteres e um repórter fotógrafo, ainda que sempre fosse amparada com a estrutura profissional do Mogi News.
Com o passar do tempo, muitos outros integrantes fizeram parte do quadro e um ano depois começava a ser editado também aos domingos, se assemelhando, assim, aos demais jornais tradicionais do Alto Tietê que eram publicados seis vezes por semana.
Em 2008, o Dat deu início a um processo para que não ficasse mais "à sombra" de seu co-irmão Mogi News e passou a contar com uma sede própria, deixando Brás Cubas, em Mogi das Cruzes, e se mudando para Suzano, cidade onde o jornal sempre atuou e ainda atua com destaque em seu noticiário.
Com uma Redação em separado, o jornal começou a formar uma identidade própria e a ser mais conhecido da população. Estava mais próximo das pessoas, dos potenciais leitores, assinantes e anunciantes e, principalmente, da notícia.
De equipe enxuta no início, o Dat passou a ter em sua sede em Suzano um corpo maior de profissionais competentes, dedicados e atuantes com estrutura significativa e um produto que se tornou uma marca que traz até hoje, com coberturas que fizeram a diferença em política, cotidiano, eventos e acontecimentos que interferiam na vida das pessoas. Fazia, inclusive, edições com até três capas diferentes para distribuição setorizada.
Um ano e meio depois, com o amadurecimento conquistado em um período importante de trabalho independente e já com um nome ganhando respeito e credibilidade, a equipe do Dat retornou à sede do Mogi News, onde a Redação foi ampliada, e passou a atuar de uma forma que culminou em aprimoramento para ambos.
Unificação
Em dezembro do ano passado, ainda no auge da crise econômica que assolava o País e após um processo de reestruturação dos dois quadros de profissionais e de implantação de um novo sistema informatizado para produção e edição de textos e diagramação de páginas, as equipes dos dois jornais foram unificadas em uma só, otimizando o trabalho e conferindo maior proximidade com as notícias de toda a região.