O secretário de Saúde de Mogi das Cruzes, Marcello Delascio Cusatis, participa hoje, a partir das 19 horas, do 1º Fórum Municipal de Conscientização sobre Endometriose, promovido pelo Grupo Impacto Feminista e pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), no auditório Manoel Bezerra de Melo. Para ampliar a conscientização sobre o tema, a Secretaria de Saúde preparou um folheto informativo sobre a doença, que afeta milhares de mulheres em todo o país.
A endometriose acontece quando mucosa que reveste a área interna do útero cresce em outras partes do corpo, como se fosse ferimento, em geral na região pélvica, fora do útero, ovários, intestino, bexiga entre outros órgãos. "Um dos avanços do SIS - Sistema Integrado de Saúde veio a partir da inauguração do Hospital Municipal e com o início das cirurgias ginecológicas, até então realizadas somente fora de Mogi. Desde o ano passado, o Hospital Municipal já realizou 27 cirurgias de endometriose", adiantou Cusatis.
Além disso, o Hospital Municipal de Mogi já promoveu uma palestra sobre Endometriose, proferida pelo ginecologista Sandro Rodrigues, durante as atividades da Semana Municipal de Conscientização sobre a Endometriose, na primeira quinzena de março. Na oportunidade, o médico explicou que a evolução da medicina permitiu avanços importantes no diagnóstico e no tratamento da endometriose.
"A medicina evoluiu e, com isso, o diagnóstico passou a ocorrer de forma mais precisa e cada vez mais precoce", explicou. Por isso, o secretário de Saúde acrescenta, "não é correto dizer que há um aumento no número de casos".