Equipes do Núcleo de Controle e Prevenção de Arboviroses da Secretaria de Saúde de Mogi das Cruzes promovem amanhã, das 9 às 16 horas, uma ação especial de combate ao Aedes aegypti em Sabaúna, onde tradicionalmente ocorre a "Malhação de Judas" no Sábado de Aleluia. Os técnicos percorrerão o distrito realizando visitas, vistorias e orientações à comunidade, aproveitando a grande movimentação do evento para difundir a importância da prevenção. Bonecos do aedes serão confeccionados e "malhados" pela comunidade local.
Na próxima semana, outro importante evento será realizado para ampliar ainda mais a conscientização. Uma videoconferência para 38 mil alunos da Rede Estadual de Ensino está marcada para quinta-feira, às 9 horas, e a programação inclui apresentações técnicas sobre as formas de combater o mosquito e sobre as doenças causadas pelo mosquito. Ao final, haverá espaço para que os alunos possam esclarecer suas dúvidas. "Desde o final do ano passado, Mogi das Cruzes está promovendo uma série de medidas para ampliar as ações de combate ao Aedes aegypti, contando sempre com o apoio da comunidade", afirma o secretário municipal de Saúde, Marcello Delascio Cusatis.
O principal objetivo, segundo ele, é garantir a proteção da população, em especial das gestantes, para prevenir a Microcefalia em bebês. Entre os trabalhos estão diversas reuniões e encontros com a comunidade, lideranças e instituições. Nas últimas semanas, já foram realizados encontros com responsáveis pelas igrejas católicas e evangélicas, Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Mogi das Cruzes e Rede Municipal de Educação, entre outros. Ontem, no período da noite, uma nova reunião foi realizada no Senai.
Outro importante trabalho é a ampliação das ações de prevenção e combate ao mosquito na cidade. Desde o dia 5 de março até o final de abril, Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) de Mogi estão realizando uma série de visitas às residências dos bairros assistidos pela Estratégia Saúde da Família (PSF) para ações de orientação e bloqueio de criadouros do Aedes aegypti.