Equipes do Núcleo de Controle e Prevenção de Arboviroses da Secretaria Municipal de Saúde visitaram 572 imóveis no último sábado, durante uma ação especial de combate ao Aedes aegypti em Sabaúna, onde tradicionalmente ocorre a "Malhação do Judas" no Sábado de Aleluia. Deste total, 467 imóveis foram trabalhados e o restante será vistoriado ao longo dessa semana. Nas vistorias já realizadas foram encontrados 271 recipientes com água, dos quais 14 apresentaram larvas do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.
Além do trabalho efetuado pelos técnicos, que percorreram o distrito realizando visitas, vistorias e orientações à comunidade, réplicas do mosquito Aedes aegypti foram confeccionados e "malhados" pela comunidade local, ao lado dos tradicionais bonecos do Judas, simbolizando o combate ao mosquito.
Nesta semana, outro evento será realizado para ampliar ainda mais a conscientização e a participação da comunidade, nas ações de prevenção. Uma videoconferência para 38 mil alunos da rede estadual de ensino está marcada para esta quinta-feira, às 9 horas, e a programação inclui apresentações técnicas sobre as formas de combater o Aedes aegypti e sobre as doenças causadas pelo mosquito. Ao final, haverá espaço para que os alunos possam esclarecer suas dúvidas.
Notificações
Mogi das Cruzes recebeu, neste ano, 531 notificações suspeitas de dengue, das quais 320 são pacientes mogianos e os demais são moradores de outras cidades que procuraram atendimento no município. Entre os mogianos, há 25 casos confirmados até o momento, sendo 11 importados, 13 autóctones e um em análise sobre eventuais deslocamentos do paciente. Para acelerar os resultados, desde o início do mês o município está realizando a sorologia para dengue no próprio Sistema Integrado de Saúde (SIS).