Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado ontem, a Secretaria Municipal de Saúde realizou um café da manhã para as gestantes do Programa Mãe Mogiana. Durante o encontro, as grávidas receberam informações sobre prevenção às doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti e sobre o uso de repelente, que estão sendo disponibilizados a elas gratuitamente pela prefeitura.
Na ocasião também foi apresentado um balanço do 'Mãe Mogiana'. Desde que foi implantado, em 2009, 15.100 gestantes foram atendidas, o que resultou na realização de 143.792 procedimentos diversos como consultas, exames, orientações e acompanhamento psicológico. Atualmente 626 futuras mamães estão em pré-natal. Além disso, somente em fevereiro deste ano 2.175 procedimentos foram realizados por meio do programa.
O secretário municipal de Saúde, Marcello Cusatis, ressaltou as melhorias que o programa vem sofrendo desde que foi criado. "Estamos também redobrando o combate à sífilis. Implantamos o 'Alô Mãe Mogiana', que é um telefone gratuito para onde as pacientes podem ligar para tirar qualquer dúvida sobre a gestação. Criamos também o ambulatório de prematuridade. Enfim, estes aperfeiçoamentos não param e o programa foi fundamental para que pudéssemos reduzir os índices de partos cesárias, bem como a taxa de mortalidade materno infantil do município", comentou. O vereador Francisco Moacir Bezerra de Melo Filho, o Chico Bezerra (PSB), coordenador do projeto, informou sobre a possibilidade da implantação de uma segunda unidade do programa. (S.L)