A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos vai intensificar a fiscalização no município para evitar o despejo irregular de lixo e entulho tão comum em terrenos baldios. A determinação partiu do prefeito em exercício José Izidro Neto (PMDB), que está mobilizando as secretarias municipais nesta campanha em prol da limpeza da cidade.
Uma das primeiras ações já começou a surtir resultado. A Guarda Civil Municipal apreendeu, na última sexta-feira, um veículo que estava sendo utilizado para jogar entulhos, móveis velhos e resíduos diversos na beira do córrego em Área de Proteção dos Mananciais (APM), localizada na rua Francisco Sperandio, no Jardim Luiz Mauro.
Ao avistar a viatura da GCM, o condutor que não tinha habilitação não respeitou a ordem de parada e foi detido próximo a sua residência. O veículo que estava com a documentação vencida foi apreendido e o condutor multado em 30 Unidades Fiscais do Município - lei municipal 3240/15, o equivalente a aproximadamente R$ 2.400, bem como as autuações previstas no Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97).
O coordenador da Guarda Civil Municipal (GCM), Cléverson Ramos, afirmou que a fiscalização é permanente e os guardas, ao se depararem com estas situações já tomam providências para coibir os abusos. "O despejo irregular é corriqueiro, mas quando a GCM flagra já tem as determinações para, dependendo da situação, quando for caracterizado o crime ambiental levar para a delegacia ou proceder com as autuações administrativas", afirmou. A situação mais grave de despejo irregular de lixo ocorre com mais frequência no bairro do Cambiri, região mais rural da cidade. "Lá já verificamos que ocorre todo o tipo de despejo de lixo", afirmou.
O prefeito tem chamado a atenção para o problema e pedido para que a população denuncie e ajuda a fiscalizar estes tipos de abusos, inclusive nos eventos oficiais como ocorreu na última sexta-feira, durante a inauguração do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), próximo onde ocorreu o flagra feito pela GCM.
Além de deixar a cidade mais suja, o descarte irregular também colabora para atrair moscas, insetos e outros animais peçonhentos e, inclusive o mosquito da dengue que está sendo tão combatido em campanhas de rádio e televisão por causa do aumento do número de casos em todo o País.
Denúncias sobre despejo irregular de lixo e entulho podem ser feitas pela população nos telefones 4679-4334 ou no 153.