O Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), na Cidade Kemel, foi inaugurado na manhã de ontem pelo prefeito em exercício de Ferraz de Vasconcelos, José Izidro Neto (PMDB). A estrutura, resultante de um investimento de R$ 2,7 milhões, servirá como uma espécie de subprefeitura, onde deverão atuar as Secretarias Municipais de Cultura e Turismo e Juventude, Esporte e Lazer, além do Centro de Referência de Assistência Social (Cras).
O objetivo é que o espaço, construído em uma área de 700 metros quadrados, seja utilizado pela população para a prática de diversas atividades culturais e esportivas, tais como zumba, pilates, teatro e artesanato. Os munícipes também poderão usufruir de pista de skate, biblioteca com espaço infantil, cineteatro, entre outros.
Izidro destacou a importância da estrutura para o município e principalmente para os moradores dos bairros adjacentes que necessitam de mais investimentos por parte do Poder Público. "Quando olhamos a grandeza do projeto nós poderíamos ter levado o CEU para outro local, mas decidimos implantá-lo aqui, pois esta é uma região que precisa e merece o apoio da administração municipal".
Já o secretário municipal de Cultura e Turismo, Edson Pascotto Brito, ressaltou que a instalação da unidade no local é uma forma de tirar as crianças e adolescentes das ruas. "Teremos aqui um espaço para que estes jovens possam frequentar e se ocuparem. Isso é muito importante em um bairro tão carente", avaliou.
O secretário municipal de Esporte, Fábio Cruz de Sales, lembrou o empenho de todas as secretarias para que o CEU saísse do papel. "Este prédio poderia também ser chamado de Centro Unificado de Atividades porque todas as pastas trabalharam para que ele fosse entregue e da mesma forma continuaremos atuando juntos para proporcionar a população uma série de ações", comentou o secretário.
Complementar
O chefe do executivo informou ainda a pretensão da realização de uma obra complementar ao CEU. Trata-se da construção de uma pista de caminhada e a implantação de uma Academia da Terceira Idade (ATI). O investimento, que ainda não foi estimado, deverá ser custeado com recursos municipais. "Nós já estamos com esse projeto pronto. Estamos trabalhando nisso e estamos entrando no processo de licitação", concluiu.