As obras do piscinão de Poá deverão gerar tráfego intenso de veículos pesados, durante a fase de movimentação de terra naquela área. Isso porque serão 40 caminhões que farão 10 viagens cada um, diariamente, para retirar a terra no processo de escavação e levá-las para um aterro, segundo informações do prefeito Marcos Borges (PPS) e do responsável técnico pelo empreendimento, o engenheiro Alberto Pinho.
Atualmente, as obras se encontram na fase inicial da colocação dos tirantes, que dão sustentação às paredes de contenção do reservatório. "Já foram construídos 850 metros de parede, que tem 15 metros de comprimento e 40 centímetros de espessura. Gastamos mais de 1,5 mil sacos de cimento por dia", revelou o engenheiro. "A partir da execução dos tirantes iniciamos a escavação", completou.
Pinho ainda lembrou que essa não é uma obra simples e que a maior preocupação é o prazo, já que o prefeito prometeu entregar o piscinão em dezembro. "Será necessário colocar 40 caminhões andando na cidade. Cada caminhão fará 10 viagens, então serão 400 viagens por dia. Precisamos de estrutura para que não tenha problema na cidade", destacou.
Um dos diretores da empresa MWE Construção e Pavimentação, que é a responsável pelas obras, Manoel Antônio Fernandes, explicou que o problema com os repasses, por parte do governo federal, foi a causa dos atrasos na construção do reservatório. Ele afirmou que as obras seguiram em ritmo lento durante os cinco meses em que a empresa não recebeu. "Posteriormente, vamos trabalhar com algumas escavadeiras. Quando o prefeito diz que a conclusão será até o final do ano, acho até bastante otimista da parte dele, mas vamos lutar para isso", garantiu. "Porém, acho importante estarmos com a escavação concluída".
O prefeito garantiu que está realizando ações para que o prazo seja cumprido, buscando apoio do Ministério das Cidades e outros órgãos. "É uma obra intermunicipal, por isso, também busquei o apoio na Casa Civil com o governador Geraldo Alckmin. O prefeito de Ferraz também fará um piscinão e vamos ver se conseguimos uma audiência com o prefeito de São Paulo para amenizar os impactos das duas cidades".
O chefe do Executivo ainda lembrou alguns detalhes da obra: "Feita a colocação dos tirantes, o restante é a movimentação de terra. O local do descarte dessa terra está sendo providenciado, para que vá para um aterro legalizado", afirmou.