As obras de construção do Centro de Reabilitação Fisioterápico, em Brás Cubas, serão retomadas ainda na primeira quinzena de abril. A construção do prédio, localizado na rua Capitão Francisco de Almeida, ao lado do Hospital Municipal de Mogi das Cruzes (HMMC), foi paralisada em março do ano passado quando a empresa responsável pelo projeto abandonou o local. A expectativa é de que os serviços sejam concluídos ainda este ano.
De acordo com o secretário municipal de Obras, Cláudio de Farias Rodrigues, o contrato com a empresa Fasul Pavimentação e Construção Ltda, vencedora da licitação, deve ser assinado dentro dos próximos dias. "Ainda é preciso ser feita a homologação, que deve ocorrer em uma semana. O contrato deve ser assinado na primeira quinzena de abril e as obras já se iniciam imediatamente, já que não é necessário um plano executivo", disse.
O investimento total da obra é de pouco mais de 4,2 milhões, sendo que R$ 2.440.736,46, referem-se aos 65% dos serviços que já foram realizados até o momento. Já o novo convênio, que terá validade de seis meses, corresponde a R$ 1.781.193,08.
Segundo Rodrigues, os serviços a serem realizados pela nova empresa contratada, contemplam basicamente as partes de acabamento e instalações. "Toda a parte estrutural já foi realizada pela primeira empresa. Agora restam 35% dos trabalhos a serem executados, o que inclui a implantação dos sistemas de ar condicionado, bem como o hidráulico e o elétrico. Além disso, o contrato contempla também toda a parte de acabamento", explicou.
A estrutura
Ao todo, serão três mil metros quadrados de área construída distribuídos em dois pavimentos dotados de todos os recursos necessários de acessibilidade. Entre os ambientes projetados estão salas de pré-consulta, posto de enfermagem, consultórios para fisioterapia, salas de reabilitação terapêutica, eletroterapia, termoterapia, cinesioterapia, massoterapia, hidroterapia, terapia ocupacional, raio-x, academia e piscina terapêutica.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde "a nova clínica será fundamental para pacientes, principalmente para idosos, que precisam se recuperar de doenças degenerativas, respiratórias, lesões por esforços repetitivos, como tendinites, cirurgias e lesões diversas".
A Pasta destaca ainda que no local, "os pacientes receberão um atendimento completo e inovador que, além de identificar as patologias e tratá-las, proporcionará mais qualidade de vida em um ambiente acolhedor", concluiu.