A falta de manutenção da Academia da Terceira Idade (ATI), localizada em uma área próxima ao cruzamento das ruas Guatambu e Constelation, no Jardim Planalto, é alvo de reclamações de moradores. Além do mato alto, que tomou conta de boa parte do local, a ferrugem e os danos nos equipamentos de ginástica o tornou praticamente inutilizável.
Para a dona de casa Fabiola de Souza Ramos, de 28 anos, a atual situação do espaço pode ser descrita como um "total abandono". "Quando a prefeitura inaugurou foi uma maravilha, estava tudo impecável. Agora está terrível. Tem muito mato e não há condições da gente utilizar os aparelhos para fazer exercícios", disse.
Segundo ela, até mesmo as crianças estão sendo afetadas com a falta de manutenção. "Não temos como deixar as crianças irem brincar lá, porque está cheio de mato e pode ter cobras e outros bichos. Nós também temos medo de que eles possam se machucar nos brinquedos. Boa parte das balanças, por exemplo, já não existe mais, e as que restaram estão todas enferrujadas", comentou.
Já a manicure Aline Souza, de 36 anos, reivindicou uma solução imediata para o problema, uma vez que o espaço é uma das únicas opções de lazer para os moradores. "Ficamos contentes quando instalaram a ATI e os outros equipamentos, porque acabou sendo uma atração para as pessoas que moram aqui. O problema é que não estão cuidando e, do jeito que está abandonado, logo não restará nenhuma opção de lazer para os moradores. Algo precisa ser feito logo", alertou.
Em nota, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel) informou que possui uma equipe específica para fazer a manutenção das Academias da Terceira Idade (ATI). "Estes funcionários fazem tanto a verificação das condições dos equipamentos quanto a manutenção". Além disso, esclareceu que frente à reclamação, uma nova vistoria será realizada no local em questão.
Já o Departamento de Limpeza Pública afirmou que também fará uma vistoria no local para verificar os serviços de manutenção necessários e incluí-los em sua programação.