O término das obras de canalização e urbanização do Córrego dos Canudos e a entrega do Complexo Viário Júlio Simões foram motivo de comemoração para os moradores dessa região. Ontem, a Coordenadoria Municipal de Habitação, em parceria com a empresa Ellos Gestão Socioambiental, responsável pelo acompanhamento técnico-social das famílias que vivem no entorno na obra, promoveu a Feira de Tecnologias Sustentáveis, nas laterais da Escola Municipal Professora Lourdes Maria Prado Aguiar, no Jardim Esperança. O evento, que ofereceu para a população diversas atividades durante o dia, contou com a colaboração das secretarias municipais de Saúde, Esporte, Trânsito e Meio Ambiente, além da apresentação da Banda Sinfoniquinha da Escola Municipal Apparecida Ferreira Cursino.
A coordenadora municipal de Habitação, Chandra Vidal, explica que a ação é um agradecimento da Prefeitura de Mogi das Cruzes às famílias que tiveram paciência ao longo do processo da obra, que durou um ano e meio e passou por quatro etapas. "A gente visitou as famílias, pois houve uma grande intervenção em suas vidas. Então, o evento é um agradecimento às pessoas que moram por aqui. Ao longo do dia, a Secretaria de Saúde participou com o mutirão da dengue, o Meio Ambiente promoveu palestras, o Trânsito trouxe a escola mirim para orientar as crianças sobre sinalização, houve atividades socioambientais e, ainda, a oficina para confecção de currículos do Crescer", explica.
Sustentabilidade
A sustentabilidade esteve entre os destaques das atividades ao mostrar aos moradores que há várias maneiras de adotar o uso sustentável dos diversos objetos que fazem parte do seu cotidiano.  De acordo com Chandra, a Feira de Tecnologia Sustentável procurou apontar aos moradores que há várias coisas que podem ser feitas de forma sustentável e que elas podem agregar no cotidiano da vida del. "Entre as novidades apresentadas está o aquecimento solar residencial, que é simples, barato e nós queremos que eles saibam que podem ter acesso a isso".
A diretora da Ellos, Cíntia Gabriela de Oliveira, conta que a empresa levou para o evento tecnologias sociais como horta e minhocário. "A gente pretende despertar a consciência ambiental e mostrar que eles podem conhecer tecnologias que eles conseguem desenvolver em casa", finaliza.
Positivo
Rubia Samanta, 29 anos, é moradora da Vila Municipal, um dos bairros que foram beneficiados pelas obras. De acordo com ela, muita coisa mudou com as benfeitorias feitas nessa região. "Mudou quase tudo e melhorou bastante. A gente não sofre mais com chuva, não temos alagamento. Já teve época de encher o rio e a gente ter que sair de barco", diz. Além disso, a moradora ressalta que as crianças também foram beneficiadas com as obras. "Agora temos praças, melhorou o nosso lazer", conta. 
Outro morador que se sente satisfeita com o resultado é a Sandra Regina, 50, que mora na região há 32 anos. "A rotatória ficou ótima, foi muito bom. Agora, a gente faz até caminhada, melhorou a nossa qualidade de vida", elogia.