Até julho, a Guarda Civil Municipal (GCM) de Itaquaquecetuba vai ganhar um reforço com dois cães adestrados. Os animais vão auxiliar no patrulhamento e operação de buscas. Ontem, o prefeito Mamoru Nakashima (PSDB) publicou um decreto que determina a criação de um canil para a GCM. A estrutura está sendo construída no Parque Ecológico.
A princípio, a GCM vai receber dois animais; um labrador e um pastor alemão. Eles estão sendo adestrados por agentes da própria guarda e, em quatro meses, eles já estão aptos para ir às ruas, segundo informou a prefeitura.
Os cachorros da corporação poderão ser empregados em diversas atividades com o objetivo de proteger os serviços e instalações do município. De acordo com o decreto, publicado ontem no Dat, os animais estarão aptos para fazer patrulhamento dos próprios bens municipais, farão parte de operações de busca, resgate e salvamento, como apoio à Defesa Civil e demais situações de socorro, além de demonstração de cunho educacional e recreativo. Eles ainda podem integrar provas oficiais de trabalho e estrutura, formatura e desfile de caráter cívico e militar, e também outras atividades de interesse público, desde que estejam devidamente treinados e qualificados.
Os animais também ficarão sob os cuidados da Secretaria de Saúde, por meio do Centro de Zoonoses, que disponibilizará apoio técnico-veterinário. Os GCMs que forem designados ao canil devem possuir curso de adestrador e condutor de cães, o que será realizado pela própria corporação.
Investimentos
Nos últimos meses, a Prefeitura de Itaquá não tem poupado investimentos para a Guarda Civil Municipal. Recentemente, o Dat publicou uma reportagem sobre a aquisição de 71 coletes à prova de balas para a corporação. A estimativa de custo destes investimentos é de
R$ 45 mil. Atualmente, a GCM do município conta com um efetivo de 262 guardas, sendo 239 homens e 23 mulheres.
Nesta semana, o Executivo itaquaquecetubense também publicou um edital para a contratação de empresa especializada para a prestação de serviços de avaliação psicológica e elaboração de laudo de aptidão para porte de arma de fogo destinada aos guardas.