A primeira etapa para a remoção de 380 famílias da região do rio Jaguari, no Miguel Badra, deve ter início em breve. A Prefeitura de Suzano vai contratar uma empresa especializada em regularização fundiária para executar um trabalho social na área de risco, nas margens do rio. Esses moradores devem ser retirados de lá para o andamento das obras de reurbanização do bairro. Eles serão encaminhados para programas habitacionais.
A administração municipal iniciou processo licitatório para contratar uma empresa, que preste serviços de "engenharia consultiva para o desenvolvimento de trabalho técnico social no âmbito dos serviços de urbanização e regularização fundiária dos assentamentos precários do Miguel Badra", segundo publicação oficial.
Segundo informou a Secretaria Municipal de Assuntos Urbanos, por meio do Departamento de Habitação, a contratação da empresa faz parte do projeto de urbanização do Miguel Badra, na região do Jaguari e Planalto. "Isso porque, o projeto compreende, além das obras de infraestrutura, a questão da regularização fundiária desses locais", explicou a nota.
A empresa que vencer a licitação, ficará responsável pela remoção e também pela regularização fundiária das famílias que moram no Badra Jaguari, onde as obras já acontecem. A contratada ainda terá de estudar, caso a caso, a situação dos moradores e avaliar qual é o melhor encaminhamento. A pasta ainda destacou que, nessa região, há, aproximadamente, 380 famílias vivendo em situação insalubre, passíveis de constantes inundações. Essas pessoas serão encaminhadas para unidades habitacionais do Programa Federal "Minha Casa, Minha Vida", no empreendimento Jardim do Bosque, que já teve as obras iniciadas.
A Prefeitura de Suzano adiantou que estima ainda que outras centenas de famílias tenham as moradias regularizadas, por conta do projeto, o que garantirá a reordenação urbanística do loteamento, e ainda prevê a minimização de problemas sociais e ambientais naquela área. (F.F.)