Os prefeitos de Arujá, Abel Larini (PR), e de Guarulhos, Sebastião Almeida (PT), solicitaram ontem que o governador Geraldo Alckmin (PSDB) autorize o desassoreamento do Rio Baquirivu, no trecho guarulhense.
A limpeza é fundamental para resolver o problema das enchentes que afetam bairros localizados no limite das duas cidades. 
O pedido foi feito em Guarulhos, durante o lançamento de obras da Linha 13-Jade, que ligará a capital ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, por meio de trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), a partir de 2018. 
Conforme o prefeito Abel, um dos principais problemas das enchentes está justamente no encontro do Baquirivu - que já é canalizado no trecho de Arujá - com o Córrego dos Cavalos, em Guarulhos, onde o volume de água aumenta e não encontra escoamento. 
"Como o Baquirivu é mais largo e canalizado em Arujá, a água da chuva desce com mais velocidade e bate e volta, ao chegar no trecho de Guarulhos, causando um problema enorme para as famílias da região do Beira Rio. Com o desassoreamento, toda a sujeira e a terra que estão no leito do rio seriam retirados", afirmou o prefeito.
Em resposta, o governador entrou pessoalmente em contato com o superintendente do Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee), Ricardo Borsari.
Alckmin pediu que seja agendada para a próxima sexta-feira, dia 1º de abril, uma reunião entre representantes do órgão e das prefeituras para tratar da solicitação.