A Secretaria de Saúde de Suzano fechou 2015 com as contas equilibradas, já que conseguiu receita de R$ 58,1 milhões e gastou pouco mais de R$ 48 milhões, segundo relatório apresentado ontem durante audiência pública.
Ao longo do ano passado, foram 95 mil consultas médicas, contra 109 mil em 2014, e 55 mil consultas pediátricas. Já os atendimentos de urgência e emergência somaram 328 mil. No setor de Vigilância Sanitária e Epidemiológica, chamou a atenção a grande queda no número de animais vacinados: de 20 mil em 2014 para menos de 20 mil no ano passado. Isso porque o município não realizou campanhas de vacinação.
A construção das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Jardim Revista, Suzanópolis e Jardim Brasil foi discutida. Segundo o secretário de Saúde, Eduardo Célio Mendes Júnior, a verba para a conclusão dos postos, que já estão atrasados, já está empenhada. "Não podemos garantir que terminem até o final do ano, porque depende dos trâmites da licitação, já que a empresa vencedora abandonou os trabalhos".
O chefe da pasta reconheceu não dispor de recursos para compra da quantidade necessária de remédios. "Hoje, nos falta essa verba, mas logo nos próximos dias abriremos um pregão para nova compra de medicamentos. (C.M.)