Roupas, maquiagens, livros, bijuterias e até mesmo flores. Estes são apenas alguns dos presentes que podem ser dados às mulheres no dia delas, celebrado na próxima terça-feira. Apesar da importância da data, e do seu significado, ela não é tão lucrativa quanto o Dia das Mães e dos Namorados, conforme a equipe de reportagem apurou, em visita a algumas lojas especializadas em artigos femininos de Ferraz de Vasconcelos e Mogi das Cruzes.
De acordo com Neusiane Mércia Oliveira, de 30 anos, que é gerente em um comércio de roupas femininas localizada no centro de Ferraz, as pessoas não costumam ter o hábito de presentar as mulheres por conta da data. "As vendas, nessa época do ano, continuam as mesmas. Elas se mantêm estáveis e aumentam apenas no Dia das Mães, que é uma data muito lucrativa para as lojas", ressalta.
Ela também planeja homenagear as clientes. "Ainda não decidimos a forma, mas, provavelmente, vamos dar flores, porque a data é importante para as mulheres", comenta.
Quem compartilha da mesma opinião sobre o movimento nas vendas é a vendedora Gisele Ribeiro Dias, 27, que trabalha em uma ótica na área central de Ferraz. "Os lucros continuam os mesmos. São poucas as pessoas que aparecem para comprar algo, especificamente, para a data. Além do Dia das Mães, vendemos bem no Dia dos Namorados", revela.
Em Mogi das Cruzes, a empresária Bruna Rodrigues Gomes, 25, proprietária de uma loja de roupas destinada às mulheres, em Brás Cubas, está esperançosa de que as vendas sejam "aquecidas" nesta época do ano. Isso porque esta será a primeira vez que o comércio dela vivencia a data. "Abri a loja no fim do ano passado e tenho expectativa que as vendas sejam boas para o Dia Internacional das Mulheres. Inclusive, queremos fazer algo especial para a data", comenta.
Já Clarice Terumi Emi, proprietária de uma floricultura no centro de Mogi, acredita que as vendas serão boas. "A expectativa é boa, porém, o que atrapalha um pouco, às vezes, é o dia da semana que a data cai", conta.