O Botujuru foi um dos bairros mais atingidos pelas fortes chuvas da madrugada de ontem. De acordo com a Prefeitura de Mogi das Cruzes, em cinco pontos a situação necessitou de atenção, sendo quatro deslizamentos e um alagamento que afetou cerca de 10 famílias. Uma das casas do bairro precisou ser interditada e a família foi transferida para residências de amigos.
Durante a manhã de ontem, agentes da Defesa Civil e funcionários da prefeitura estiveram no local para vistoriar a residência e outros pontos. A casa interditada foi atingida durante a madrugada por um deslizamento de terra. Com o impacto, a cozinha do imóvel ficou destruída. "Foram cinco situações importantes. Além do deslizamento que provocou a interdição da casa, tivemos um barranco que deslizou em cima de uma área utilizada como estacionamento, e um veículo foi atingido. Outros deslizamentos ocorreram perto de residências e, como há risco de novos problemas, estamos monitorando estes imóveis", esclareceu.
Segundo o secretário, um engenheiro da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, identificou que poderá haver mais deslizamento de terra no local interditado. "O risco é que a casa seja atingida pelo deslizamento de terra. A chuva deve continuar e existe a possibilidade do terreno vir abaixo, o que pode afetar ainda mais a residência. Esta não é uma área invadida, e sim casas de pessoas que construíram os imóveis com plantas aprovadas pela prefeitura", acrescentou.
A proprietária do imóvel interditado, que não quis ter o nome divulgado, contou que o deslizamento ocorreu por volta da meia noite de sexta-feira. "Estava acordada na hora da chuva. Quando vimos, a terra já tinha descido e invadido a nossa cozinha. Não deu tempo de pegar nada. Calculo um prejuízo de R$ 5 mil, entre móveis, eletrodomésticos e mantimentos. Depois do deslizamento, o gás da cozinha começou a vazar e acionamos o Corpo de Bombeiros. Agora, temos que nos reerguer", disse. Ao todo, cinco pessoas moram no imóvel. (L.N)