O prefeito de Poá, Marcos Borges (PSS), vistoriou na tarde de anteontem a obra do piscinão, que está em construção no bairro da Vila Romana. O chefe do Executivo fez questão de ver todos os pontos da obra do reservatório para que a mesma seja entregue em dezembro deste ano, conforme compromisso firmado, já que seu objetivo é dar uma resposta à população e combater as enchentes que historicamente afetam o município.
O prefeito adiantou que o ritmo segue o cronograma apresentado pela empresa responsável pela construção e que a fase de escavação do piscinão avança, assim como a de colocação dos chamados tirantes (sustentação da parede em volta do reservatório). "Os trabalhos seguem até mesmo por volta das 22 horas. Após modificações no projeto feitas na administração passada que acarretaram em atraso, a obra nesta gestão avança para que ainda este ano a mesma fique pronta", disse o prefeito, ressaltando ainda que o piscinão é prioridade tendo em vista o que a cidade passou nos dois primeiros meses do ano com as fortes chuvas que ocasionaram enchentes em alguns pontos da cidade.
O piscinão terá capacidade para 200 milhões de metros cúbicos (m³) de água, com 14 metros de profundidade. Mesmo assim e diante dos cenários das duas últimas enchentes que atingiram Poá, o prefeito afirmou que uma nova obra será feita para evitar cheias, sendo esta com emprego de verba municipal, no qual consiste em implantar uma galeria de mais de 1 quilometro, com 3,5 metros de largura, por 2 de altura que deverá iniciar no rio Itaim, nas proximidades do piscinão. A previsão é iniciar mais esta obra de combate à enchente ainda neste ano de 2016.