A presença de ambulantes nas proximidades do largo da feira, em Jundiapeba é alvo de reclamações de moradores do distrito.
Isso porque, segundo os reclamantes, este público aproveita a realização da feira livre no local e invade as calçadas próximas para comercializar produtos diversos, prejudicando o tráfego de veículos e pedestres.
De acordo com uma moradora, que com medo de represálias preferiu não se identificar, nem mesmo a reorganização na disposição dos feirantes na feira livre, realizada no último dia 21 de fevereiro, resolveu o problema. "A gente nota que realmente a feira ficou melhor organizada e com mais espaço para as pessoas circularem. Mas a questão dos ambulantes ficou ainda pior", disse.
Segundo ela, o principal impacto ocorre no trânsito das vias que ficam no entorno do local, como a rua Professora Lucinda Bastos, por exemplo. "Eles tomam conta das calçadas e os pedestres acabam tendo que caminhar na rua. Isso, consequentemente, acaba afetando a circulação dos veículos", contou.
Ela alertou ainda sobre a possível comercialização de produtos de origem ilícita. "É claro que não tem como a gente provar que são coisas roubadas. Mas é muito estranho as pessoas ficarem vendendo celulares na rua. Deveria haver fiscalização" concluiu.
Em nota, a Secretaria Municipal de Segurança informou que a reorganização da Feira Livre de Jundiapeba foi desencadeada no último dia 21 de fevereiro, e será reiterada nos próximos finais de semana.
O objetivo é resolver o problema no local. "A operação foi realizada pela administração municipal com o apoio dos feirantes. Com a medida, a feira livre ficou mais compacta, dificultando o acesso de vendedores irregulares, ao mesmo tempo em que torna o acesso da população aos produtos mais facilitado", esclareceu. 
Por fim, a secretaria lembrou que "denúncias sobre a existência de comércio irregular podem ser feitas para o Departamento de Fiscalização da Prefeitura, pelo telefone 153".