A partir de hoje, Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) de Mogi das Cruzes iniciam uma série de visitas às residências dos bairros assistidos pela Estratégia Saúde da Família (ESF) para ações de orientação e bloqueio de criadouros do Aedes aegypti. Serão visitados os imóveis situados nas áreas de abrangência das unidades do Saúde da Família: Conjunto Novo Horizonte, Chácara Guanabara, Jardim Aeroporto II, Jardim Aeroporto III, Jardim Piatã, Conjunto Toyama, Jardim Layr, Jardim Margarida, Jardim Planalto, Cocuera, Jardim Nove de Julho e parte de Jundiapeba, onde funciona o PACS - Programa de Agentes Comunitários de Saúde.
As vistorias dos ACSs serão realizadas por sete sábados - dias 5, 12 e 19 de março e 2, 9, 16 e 30 de abril - das 8 às 14 horas. Em outros pontos da cidade, no mesmo período, os agentes de controle de vetores trabalharão das 8 às 17 horas.
Na semana passada, os ACSs foram capacitados por técnicos da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) para realizar o mesmo trabalho executado pelos agentes de controle de vetores. As visitas serão realizadas durante sete sábados nos meses de março e abril (dias 5, 12 e 19 de março e 2, 9, 16 e 30 de abril).
Histórico
Mogi das Cruzes recebeu neste ano, até o dia 3 de março, 346 notificações suspeitas de dengue, das quais 216 são pacientes mogianos e os demais são moradores de outras cidades que procuraram atendimento no município. Entre os mogianos, há 9 casos confirmados até o momento, sendo 8 importados e 1 autóctone.