O início das aulas na Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), ontem, foi marcado por ações de integração entre calouros e veteranos. De forma acolhedora, os novos alunos foram recepcionados por uma equipe de 40 monitores uniformizados, que prestaram informações como, por exemplo, a localização das salas. A programação da Semana de Recepção, que termina na sexta-feira, inclui também a campanha Não ao Trote e atividades no Centro de Convivência nos períodos diurno e noturno. Como ocorre desde 2007, a UMC desenvolve a campanha Não ao Trote com o objetivo de garantir a segurança dos calouros dentro do campus. Para isso, foi montada uma sala de acolhida para atender os novos alunos que chegam pintados (trotados). Nela, uma equipe se encarrega de oferecer a eles higienização, lavagem e corte de cabelos, se necessário, e troca de camiseta por uma limpa.
Durante o intervalo, o DJ Dori se encarrega de animar o Centro de Convivência com muita música, e uma máquina de fotos (Face Totem) permite que o aluno leve para casa uma lembrança do primeiro dia de aula com os amigos.
O clima do primeiro dia de aula foi de muita expectativa e novidade. "É muita emoção, estava ansiosa pelo início das aulas", explicou Natália Silva, de 18 anos, que está começando o curso de Educação Física.
"Chegar à faculdade é a realização de um sonho", contou Bianca Aguiar, 17. "A Semana de recepção está animada", disse Beatriz Siqueira, 17. "Agora vou focar nos estudos para crescer na profissão que escolhi", ressaltou Ellen Greenfield, 17 anos. As três calouras são do curso de Odontologia.