A Secretaria de Saúde de Ferraz de Vasconcelos promove hoje o segundo mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti, causador da dengue, chikungunya e do zíka vírus. Assim como no primeiro encontro realizado no dia 13 deste mês, mais de 100 agentes comunitários de saúde e de vetores irão percorrer as casas, orientar a população e identificar possíveis focos do mosquito transmissor.
A ação, que é coordenada pelo Departamento de Vigilância em Saúde/Divisão de Zoonoses, terá início às 8h30, com partida de duas equipes de profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da Vila Santo Antônio e da Vila Jamil.
Os 108 agentes passarão pelos bairros Jardim Castelo Branco, Vila Santo Antônio, Vila Jamil, Jardim Ipanema e por uma parte do Parque São Francisco. A iniciativa terá o apoio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos que oferecerá dois caminhões do projeto Cata-Treco, além do acompanhamento da Guarda Civil Municipal durante as ações.
Dados do Departamento de Vigilância Epidemiológica de Ferraz apontam que há, neste ano, 35 casos suspeitos de dengue, com 11 casos confirmados, sendo 8 autóctones e 3 importados, e 6 negativos.
De acordo com o secretário de Saúde, Juracy Ferreira da Silva, a expectativa para o segundo dia da ação é positiva, visto que é mais uma etapa para o combate da proliferação do Aedes. "O último mutirão teve um resultado muito satisfatório, pois conseguimos eliminar 291 focos do mosquito transmissor. Nossa intenção é que neste sábado possamos combater mais criadouros, para que cada vez menos casos de dengue aconteçam no município", afirma.