O presidente do Legislativo, Mauro Araújo (PMDB), informou ontem, em sessão da Câmara Municipal, que esteve reunido na semana passada com diretores da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) para cobrar prazos das reformas das estações de Mogi. Ele disse que não existe previsão para o início das obras e criticou o atraso. O vereador apresentou também um requerimento para que a prefeitura faça o recapeamento da passagem de nível da rua Cavalheiro Nami Jafet, na Vila Industrial.
Além disso, a Câmara Municipal apresentará na próxima semana um projeto de lei para limitar o horário de passagem dos trens de carga da MRS. De acordo com Araújo, o objetivo da proposta é evitar que o trânsito de Mogi das Cruzes pare por causa do trem. O presidente Araújo, que é o autor do projeto, informou que a ideia é determinar que os veículos transitem apenas durante a madrugada e defendeu que a travessia dos trens de carga prejudica o trânsito. "O trânsito da cidade é prejudicado por várias vezes durante o dia para que o trem de carga passe pelo centro de Mogi. Fiz um estudo, junto com o departamento jurídico da Câmara, e nos preparamos para enfrentar essa situação. Não queremos proibir a passagem dos trens de carga, mas iremos limitar horários específicos", argumentou.
O projeto terá que passar pelas comissões permanentes da Câmara antes de seguir para a votação. "Por que esses trens não circulam durante a madrugada? Isto é feito em outros locais e funciona bem. Vamos criar esta lei com uma multa gigantesca, proibindo que estes trens circulem durante o dia, principalmente em horário comercial. Enfrentaremos uma batalha com a MRS, mas sabemos que a população estará do nosso lado", destacou.
Empreendedorismo
Ainda ontem, durante sessão da Câmara Municipal, foi aprovada a criação da Comissão Especial de Vereadores (CEV) de Inovação e Empreendedorismo. O grupo, que será liderado pelo vereador Caio Cunha (PV), continuará o trabalho que começou a ser realizado no ano passado.