Cerca de 14.948 famílias deverão ser beneficiadas pelo programa Família Paulista, no Alto Tietê. Na região, o município com maior número de beneficiados é Mogi das Cruzes, onde a meta é atender a 4,5 mil famílias. Em seguida, aparece Itaquaquecetuba com 2.680 grupos familiares a serem atendidos. Já a terceira colocação é ocupada por Suzano com 2.118 famílias. Apenas Guararema e Santa Isabel não estão entre os municípios contemplados com a primeira fase da iniciativa.
Lançado no ano passado, o Família Paulista, programa administrado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, tem por objetivo o enfrentamento das múltiplas privações das famílias em situação de extrema pobreza, bem como a promoção do desenvolvimento social.
A ação tem como público-alvo famílias residentes nos municípios do Estado de São Paulo, que já estejam inseridas no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico), prioritariamente com renda mensal menor ou igual a R$ 77 per capita. 
Inicialmente, o programa atenderá 27 municípios da Região Metropolitana. Entre eles, estão oito municípios do Alto Tietê. O critério de seleção das cidades teve como base o Índice Paulista de Vulnerabilidade Social (IPVS) e Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS). 
Segundo a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, do ponto de vista metodológico, a atuação do programa está subdividida em dois ciclos que ocorrem simultaneamente: ciclo de trabalho com o município e o ciclo de trabalho com as famílias. 
As ações podem contemplar a expansão da rede de água, esgoto e energia elétrica, a pavimentação de vias públicas, a construção ou revitalização de áreas de lazer ou espaços coletivos. 
Já as ações voltadas às famílias incluem, por exemplo, regularização fundiária, melhorias habitacionais e encaminhamento para programas de capacitação profissional.