A Prefeitura de Ferraz estuda assumir, com recursos próprios, a conclusão das 187 casas inacabadas na avenida dos Autonomistas, na Vila São Paulo. Esta possibilidade ainda depende de um aval da Caixa Econômica Federal (CEF) e da disponibilidade financeira do município, mas já foi cogitada pelo prefeito em exercício José Izidro Neto (PMDB), durante reunião com os moradores da rua Ernestina, no Jardim Bandeirantes, no final de semana.
Acompanhado da secretária de Habitação, Maria Aparecida Izidro Lameirinha, o prefeito ouviu as reivindicações dos moradores que rejeitam o Aluguel Social de R$ 250 para deixarem suas casas neste endereço. Aproximadamente 50 famílias moram nesta ocupação.
Já para reiniciar as obras de conclusão das casas na Vila São Paulo, que têm dois pavimentos, a prefeitura tentou fazer a migração do programa social. Quando o governo federal liberou os primeiros recursos financeiros para o início das construções, em 2007, o projeto pertencia ao Morar Bem I, financiado pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Entretanto, as obras foram paralisadas em 2010 e, desde então, não foram enviados mais recursos para Ferraz, sendo o caso questionado pela Coordenadoria Geral da União (CGU).
"Vamos tentar assumir as dívidas daquelas casas, fazer novas planilhas para saber o que falta para terminá-las e ver se nos comprometemos a fazer isso com recursos municipais", afirmou o prefeito, que acompanha o assunto desde quando foi secretário de Habitação e viajou diversas vezes à Brasília para tentar solucionar o impasse envolvendo estas moradias da Vila São Paulo.
Para a moradora Adelice Alves Costa, que é líder do bairro, alguma definição precisa ser dada imediatamente. "Não podemos ficar neste sofrimento, mas também não vamos sair daqui por R$ 250. Onde vamos conseguir alugar uma casa por este valor?", afirmou ela.
Durante a reunião, os moradores também fizeram outras reivindicações como a limpeza do córrego que corta as casas do bairro, que já havia sido realizada, mas não teria ficado a contento deles e algumas casas encheram. A prefeitura de Ferraz informou que fará nova limpeza na área.