Mato alto em calçadas obriga pedestres a disputarem espaço com carros na avenida Mogi das Cruzes, no Jardim Monte Cristo, em Suzano. O problema ocorre em uma área onde estão instaladas a Faculdade Piaget e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Com as frequentes chuvas dos últimos dias, a vegetação cresceu muito rápido e tomou conta de toda a calçada.
Quem precisa trafegar no local tem que ir para o outro lado da calçada, ou correr o risco de andar na avenida, onde os veículos passam. "A situação está horrível. Faz muito tempo que não vejo manutenção aqui", observou o pedreiro Reginaldo Rodrigues, de 38 anos, que também usa a via como trajeto quando está dirigindo. "Os buracos também danificam os carros. Os pedestres ficam sem calçada para andar e acabam disputando espaço com os veículos", disse, alertando para o risco de atropelamentos.
Para a dona de casa Aldaci dos Santos, 60, as fortes chuvas que caíram sobre a cidade recentemente contribuíram para o crescimento da vegetação no local. "A limpeza é necessária e importante, porque, como junta mato, fica impossível andar ali. Com as chuvas, o capim cresce ainda mais rápido", avaliou. "Quando chove fica ainda pior, porque enche de água e acaba acumulando e atraindo o risco de dengue".
O auxiliar de enfermagem José Hilário, 55, também classificou a atual condição da via como ruim. "Nem temos calçada, porque o mato tomou conta de tudo. Só podemos andar do outro lado da avenida, porque pode ter até cobras e outros bichos com esse matagal".
Resposta
Embora a calçada seja localizada em uma área das instituições de ensino, a responsabilidade da manutenção é da administração municipal, que tinha um projeto de paisagismo no local. A Piaget disse que, até o momento, a prefeitura sempre cuidou da área e a faculdade acredita que a manutenção está dentro do cronograma como sempre ocorreu.
A Prefeitura confirmou que a capinação e limpeza do local está dentro da programação da Secretaria Municipal de Serviços e Manutenção, inclusive, a questão dos buracos na via já teve os serviços de melhorias iniciados. (F.F.)