Mogi das Cruzes ganhará mais duas unidades do Centro Municipal de Apoio à Educação de Jovens e Adultos (Crescer) até o fim de junho. Os espaços funcionarão nos distritos de Jundiapeba e César de Souza. A informação foi divulgada ontem pelo prefeito Marco Bertaiolli (PSD), durante visita ao Crescer de Brás Cubas. Os locais serão implantados para atender a demanda crescente pelos cursos profissionalizantes oferecidos pelo serviço. Em janeiro, 24.229 pessoas se inscreveram para participar dos cursos, deste total, 4.615 mogianos foram atendidos. No mesmo período de 2015, 11.915 interessados se inscreveram para 4.205 vagas. Segundo Bertaiolli, o aumento de 103% na procura pelos cursos é justificado pela qualidade das aulas e a crise econômica. "A qualidade dos cursos aliada ao desemprego, que aumentou muito, gerou uma explosão na procura de pessoas interessadas em fazer as aulas profissionalizantes. Temos dois tipos de alunos, aqueles que estão desempregados e aqueles que buscam colaborar com a renda familiar", esclareceu.
Atualmente, existem quatro unidades físicas do Crescer, em Brás Cubas, Vila Brasileira, Vila Natal e na rua Ipiranga. Além disso, o centro oferece cursos em 71 polos descentralizados.
A escolha dos bairros que receberão os novos serviços foi tomada por causa da grande procura de moradores destas áreas pelas aulas. "Quando você melhora a oferta e qualidade do serviço público, a procura é proporcional. O momento econômico do Brasil pede cursos de qualificação rápida para inserção no mercado de trabalho. Essa é a resposta positiva da prefeitura", afirmou.
A partir desta semana, a administração municipal começará a procurar imóveis que abrigarão as novas unidades. Bertaiolli informou que a prefeitura pode instalar os centros em escolas municipais ou estaduais. O número de vagas gerado pelos dois espaços só poderá ser estimado depois que os prédios forem escolhidos.
Os cursos mais procurados foram de informática, de barbearia, de técnicas de congelamento e de pratos diet e light.