O prefeito de Itaquaquecetuba Mamoru Nakashima (PSDB) lançou o programa "Família Paulista" e prevê o investimento de R$ 4 milhões no enfrentamento das situações de extrema pobreza e promoção da mobilidade, e no desenvolvimento social no município.
O evento de lançamento foi realizado ontem no auditório da Secretaria de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semecti) por meio de uma parceria da prefeitura -através da Secretaria de Desenvolvimento Social - com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social.
Na oportunidade, uma apresentação do programa foi feito pela coordenadora estadual do "Família Paulista", Ligia Pimenta. Na cidade de Itaquá pelo menos 2.680 famílias serão atendidas com essa iniciativa. A medida envolve ações na área da Saúde, Habitação, Educação, Trabalho e Renda, assim como outros setores da administração municipal. Na cidade, a coordenadora do projeto será a assistente social, Tamara Eronov.
"Gostaria muito que a nossa cidade se encontrasse em outra situação para que não precisássemos de um programa como esse. Mas, posso garantir que estamos trabalhando muito para mudar esse cenário e o recurso que será repassado pelo governo do Estado é muito bem vindo, pois contribuirá bastante com o desenvolvimento social do nosso município e influenciará diretamente na qualidade de vida dessas 2.680 famílias atendidas com o projeto", comentou Mamoru.
De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento de Itaquá, o rastreamento das famílias será por meio do Cadastro Único do governo Federal para programas sociais. O foco serão as famílias que moram em situação de pobreza extrema, prioritariamente com renda menor ou igual a R$ 77 reais. Mas, vale destacar que os beneficiários identificados podem ou não estar incluídos em programas de transferência de renda federal ou estadual e continuarão a receber o benefício normalmente.
O "Família Paulista" terá vigência de 24 meses que compreende quatro meses para planejamento inicial e capacitação em parceria com os municípios, 12 meses de trabalho intensivo com as famílias e oito meses para acompanhamento e avaliação dos resultados.
Em outra ocasião, o prefeito já havia dito que o objetivo do programa é acolher a família, entrar na casa dela e identificar quais são suas necessidades para, a partir daí, construir uma saída. Por isso a importância desse projeto em Itaquá. "Estamos dando mais um grande passo para que a nossa cidade cuide dos que mais precisam, com respeito e dignidade", afirmou Mamoru.